Apresentação do projeto Rota Criativa
A ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Integrado das Terras de Santa Maria e a Acredita Portugal promovem no próximo dia 17 de setembro pelas 18h00, na Casa dos Ferradores em Vila Nova de Gaia, uma reunião de apresentação do projeto Rota Criativa – Rede de Ofícios Tradicionais e Arte Criativa, dirigida a artesãos. Para além disso, no âmbito do projeto, serão realizadas ao longo do mês de setembro várias sessões de informação sobre “As Artes e Ofícios como Saída Profissional” destinadas a desempregados.
O projeto Rota Criativa é promovido pela ADRITEM, em conjunto com a ISVOUGA – Fundação Terras de Santa Maria da Feira e o CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria e visa a preservação do artesanato local, assim como a valorização económica dos produtos através da promoção de uma evolução criativa.
Através do projeto os artesãos podem beneficiar de um espaço gratuito no Centro de Ofícios Tradicionais, dispor de apoio e consultoria a nível de gestão e design do produto, gestão de negócio e marketing, de divulgação dos produtos através da plataforma Rota Criativa, de divulgação dos produtos em agentes turísticos de produtos regionais e ainda a possibilidade de estar presentes em feiras e certames onde a Rota Criativa esteja representada.
Ao longo do mês de setembro serão também organizadas sessões de informação sobre as “Artes e Ofícios como Saída Profissional”, destinadas a desempregados que pretendam conhecer o setor das artes e ofícios. As sessões previstas são as seguintes:
5 de setembro em Valbom, Gondomar (10h00)
6 de setembro na EXPOVAL, em Valongo (16h00)
9 de setembro no Mercado de Espinho (10h00)
12 de setembro na Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis (10h00)
12 de setembro na Loja Colaborativa, em Santa Maria da Feira (14h00)
16 de setembro na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra (10h00)
16 de setembro no Centro de Ofícios Tradicionais de Arouca (14h00)
23 de setembro no Centro de Ofícios Tradicionais de Vila Nova de Gaia (14h00)
Fonte: Minha Terra