Inês Oliveira
artista e joalheira
ELAEMA
Inês Oliveira é uma artista e joalheira, nascida em Matosinhos. Desde cedo gostou de mergulhar na criatividade, desde riscar mobília até roubar os vernizes da avó para pintar os seus joelhos. Tirou o curso de Artes Plásticas com especialização em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde aprendeu várias competências, desde criação de moldes de corpo,a fundição, a modelação,etc. De seguida, tirou o curso de Técnica de Joalharia no CINDOR que permitiu diminuir a escala da sua prática artística e especializar-se neste ramo. Estagiou em Barcelona na empresa TOUS, aprendendo a arte do restauro de peças de joalharia.
Tudo isto culminou na criação do projeto ELAEMA.
Neste projeto de joalharia cria talismãs e amuletos vestíveis utilizando a antiga técnica da cera perdida que requer esculpir cada peça antes de fundir e derreter o metal, seguindo a tradição das jóias artesanais.
Cada talismã, adornado com pedras naturais coloridas, protege o seu usuário na sua viagem, como acontece em personagens de um jogo, dando vida a um sentimento nostálgico.
As peças têm “aparência agressiva/má” para afastar todas as sensações negativas. Daí o nome ELAEMA (ela é má).
Contactos

